terça-feira, 10 de setembro de 2013

Oh mãe o que é a Alquimia?



Ora pois que se esta semana é dedicada à Alquimia vamos lá tentar perceber que raio de palavrão é este!

Para falar de Alquimia, poderíamos começar por citar nomes (muitos), pomposos e estratosféricos, contudo, se a Alquimia é o Caminho para a Simplicidade ficamo-nos com dois nomes fundamentais nesta matéria e, claro, Portugueses.
José Medeiros é uma espécie de autoridade no assunto e dos seus livros tenho retirado preciosos ensinamentos…
No seu “Manual de Espagíria”  refere que um dos princípios fundamentais da Alquimia diz que é a vida que cria a matéria e, através da sua evolução, as energias da vida manifestadas pelas energias astrológicas e regidas pelas suas próprias leis; são estas leis que permitem agir sobre a matéria. Portanto, a Alquimia será o estudo da química e da vida, a Astrologia será o estudo da astronomia e da vida e a Cabala será o estudo da física e da vida.

Um pouco mais atrás, e para Fernando Pessoa (esse grande maluco!), a colaboração na experiência alquímica implica, em todos quantos colaboram, o seguinte estado de espírito: a intenção preocupada e tanto quanto possível firme de que a experiência dê resultado; a colocação do espírito em estado de receptividade abstracta, para que o resultado, a dar-se, não encontre obstáculos para se manifestar no espírito; e a abstenção completa de esperar resultados materiais, sejam lucros directos ou benefícios externos de qualquer espécie do resultado das experiências.
… Tampouco pode esperar que o resultado destas experiências, em vez de beneficiar o espírito, o beneficie, por exemplo, na sua vida social (como o acto de magia pode fazer).

Ora o que é que se pode daqui retirar?

 Numa primeira e levíssima abordagem sobre este assunto diremos apenas que a Alquimia, o trabalho para conseguir chegar à Pedra Filosofal é um processo externo, sim, implica “fazer” algo, contudo o seu resultado é interno, o “apurar” do ser, o aperfeiçoar do espírito...

Na verdade, para mim, é um pouco parecido com o Karma-Yoga de que se fala na Bhagavad-Gita,  "Canção do Senhor". Fazer sem olhar aos frutos da acção, fazer sem QUERER os “frutos” da acção… 

E, no fundo, concluir que (sempre na lógica da transversalidade da “religião” no seu sentido mais profundo), a afamada Guerra Santa (Jihad) não é mais do que este Caminho que tem de ser feito, mas dentro de nós; 

 Várias são as Vias para a Obra!

[Temos aqui, portanto, pano para mangas (ou seja, temas que davam para um blog inteiro), mas aos poucos contamos ir levantando o Véu].


            Num dia de Marte, à primeira hora de Marte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Portugal