sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Japa, rosários e masbaha


Existem muitas formas de se alcançar o Divino. Uma delas pode ser através da repetição.
O japa, por exemplo, consiste numa disciplina espiritual oriental de meditação repetitiva de um mantra ou sílaba divina. Esta repetição pode ser feita sonoramente (mais ou menos alto) ou interiormente, surtindo, cada uma das formas de repetição, efeitos diferentes. Esta prática, como veremos adiante é repetida nas mais diferentes tradições todas com um mesmo objectivo. O de alcançar o Divino.

Noutras Tradições, existem instrumentos que proporcionam, pela repetição de fórmulas determinadas (orações) o alcance a estados alterados de consciência. No Islão a masbaha é um instrumento que ajuda na repetição dos 99 nomes de Deus ou das palavras mais queridas para Deus, o tasbeh: “Subhana Allah, Alhamdu Lil-lah, La Ilaha Il-la Allah, Allahu Akbar” (Quão perfeito é Allah, não há divindade real a não ser Allah, Louvado seja Allah, Allah é o Maior, etc).
A  masbaha é constituído por 99 contas e geralmente está dividido em 3 de 33 contas.
Muito usado na Salah (Oração) para dizer 33 vezes SubhaAnAllah (Glorificado é Allah), 33 vezes Alhamdulillah (Todos os louvores são para Allah), 33 vezes Allahu Akbar (Deus é o maior). Totalizando-se assim, 99 contas= 33 + 33 + 33. E assim diz-se os 99 nomes de Allah.


Na tradição Católica, por exemplo o Santo Rosário é uma prática religiosa de devoção mariana muito difundida pelos crentes, que o rezam tanto pública quanto individualmente. Consiste na recitação seriada de orações com o auxílio de uma corrente com contas ou nós, que recebe o mesmo nome. O rosário também compreende a contemplação de determinadas passagens da vida de Jesus e de sua mãe Maria que, segundo a doutrina da Igreja Católica, são de especial relevância para a história da salvação e que recebem o nome de "mistérios".
E nós? Como nos ligamos nós ao divino? Em semana de influência do Arcano XX bem podemos reflectir e "julgar", sem crítica, que formas usamos para Lhe falarmos.


Num dia de Vénus à 2ª hora da Lua

2 comentários:

  1. Taliesin
    Pode indicar-me onde adquirir um Masbaha?
    Grata pela ajuda , desejo-lhe um óptimo 2015.
    Júlia Vieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Júlia,

      Muito Grata pela sua visita e pelo seu comentário.

      Ao que sei, em Portugal, poderá adquirir junto da comunidade Islâmica de Lisboa, ou se preferir, encontrei esta loja on-line http://loja.arresala.org.br/produtos.php?item=masbahas+%28tercos%29&p=51

      Pode sempre fazer um ao seu gosto com as contas de que mais gostar ;) Fica o desafio.

      Um enorme beijinho e Feliz 2015 para si também!

      Eliminar

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Portugal