quinta-feira, 29 de agosto de 2013

De Chakras

É duro reconhecer, mas o carro quando vem é mesmo para acelerar o que estava mais ou menos "em banho maria".

Se é para fazer, faz-se(!), se é para não fazer, então não se faz! A energia do carro é tremenda e, à sua forma, também limpa o que não faz falta!

O capacete continua a proteger-nos, GRAÇASADEUS, porque as pancadas têm sido intensas, mas hoje não falamos mais do carro, mas sim de rodas (numa relação interessante, porque, agora que penso na coisa, o carro tem duas rodas...).

Há uns tempos que tenho querido, em cada post, falar das "harmonias" em que me movo: música, feng-shui, xamanismo, yoga, tarot, astrologia, etc, etc, etc.

Com o tempo lá irei, contudo, até cobrir todas as matérias que previamente referi e que ficaram por referir, há um assunto que me interessa tremendamente: Os Chakras. A sua energia. A sua simbologia. O seu significado... O que quer dizer a palavra, de onde vem, porque é que está tão disseminado o seu sentido "esotérico", sem que se saiba no entanto exactamente o que quer dizer?



Com o tempo, fui percebendo que muitas "esoterices" têm base no Yoga. No que está antes do Yoga, nos Vedas e nos Upanishads. Depois, descobri, que muitas delas mastigam, refinam, popularizam os conceitos que vêm de trás, põem-lhes um manto novo e é uma nova "ciência", uma nova "terapia" que surge.

A mim, interessa-me o que está na origem. Não que este trabalho de simplificação não seja válido, e até muito útil, mas importa ir às raízes dos conceitos, das palavras e perceber, afinal, se é Chakra, o que quer isso dizer? Yoga? De onde vem a palavra? Tarot? Como e onde começou?

Nem sempre se encontram as respostas, há muitas incógnitas, mas acredito que ao longo do caminho cada um de nós descubra novas verdades e desmascare falsos profetas.

Apesar de não concordar com tudo o que está dito, e especialmente da forma como é dito, de tudo o que vi, esta é a melhor aproximação do conceito original para o que falamos hoje, aqui.

Basta seguir os links, e vemos um vídeo de 30 minutos que numa linguagem simples mas honesta tenta "desmistificar" o palavrão C-H-A-K-R-A.

Boas reflexões!

Chakras 1
Chakras 2
Chakras 3

À 2ª hora de Saturno num dia de Júpiter

Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Portugal