quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dias planetários, horas astrológicas I

Relógio Astronómico  Praga - Corbis

Ora então... que raio é isso de se dizer que se escreve à 3ª hora de Sol num dia de Marte?!
Eu olho para o relógio e sei lá eu se às 4:45h são horas do Sol ou de Júpiter, e sei lá se a Quarta-Feira é dia de Vénus ou de Saturno...

É normal. O tema das horas astrológicas e dias planetários caiu em desuso há já bastante tempo, mas façamos, então, por recuperar as Tradições ... semi-apagadas pelo Grande Senhor, Tempo.




Comecemos, então, por assumir que, de acordo com a "lenda", os Caldeus foram o povo que, lá pela Mesopotâmia, terá sistematizado esta ideia de dividir os dias e as horas de acordo com as influências planetárias. (Prova que a Astrologia nos acompanha desde há muitos, muitos anos).

Os Caldeus; Mesopotâmia; divisão da semana dos dias e das horas por influência planetária: certo!

Então, comecemos pelos dias da semana:
Cada um dos sete dias está consagrado a um planeta específico, fazendo com que cada dia da semana tenha as caraterísticas do planeta sob cuja influência se encontra.

Podemos observar que até o próprio nome dos dias da semana, apesar de em Português corrente tal não acontecer, leva em consideração essa crença (chamemos-lhe Pagã) de atribuir a cada dia um planeta.
Por exemplo, o dia a que chamamos "Segunda-Feira" e que é regido pela Lua, em Inglês chama-se Monday ( que resulta claramente da contracção seguinte: Moon + Day). E não é só no Inglês que essa ligação se encontra.

Aqui fica uma tabela com essas ligações e com o esquema de atribuição dos planetas aos dias.





Assim sendo, e sabendo já que hoje, Quarta-Feira, é dia de ... Mercúrio, passamos às horas.

Cada hora encontra-se também ela associada a um planeta, contudo aqui será preciso fazer alguns cálculos. Tais cálculos são efectuados a partir da referência do nascer e pôr do sol.
Temos assim o arco diurno (do nascer ao pôr do sol) e o arco nocturno (do pôr do sol até ao amanhecer). Ambos os arcos são divididos em 12 horas de igual duração, somando assim o total das 24 horas diárias.

A regência das horas é feita a partir de uma sequência fixa: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vénus, Mercúrio e Lua. Esta é a chamada Ordem de Caldeia.

A primeira hora de cada dia, que se inicia com o nascer do sol, determina o planeta que rege o dia todo. Assim, a primeira hora de Segunda-Feira é sempre regida pela Lua, seguindo depois a Sequência de Caldeia : Lua (se começarmos numa Segunda-Feira) - Saturno - Júpiter - Marte - Sol - Vénus - Mercúrio - Lua - etc...


Não vamos, porém, andar a fazer as contas todos os dias e a todas as horas porque, abençoados sejam, já existem gráficos e tabelas que nos ajudam nesta consulta, como o que podem encontrar aqui e que se resume a isto:



ou como este outro que é mais simples de ler:




Ora, se eu estiver a escrever este post  a uma Quarta-Feira, às 17:00h, estarei a fazê-lo num dia de Mercúrio à 3ª hora de Saturno. Se o fizer às 18:00h já será à 3ª hora de Júpiter, no mesmo dia de Mercúrio...

Complicado? Com um pouco de prática, tudo se consegue.

Em breve entrarei nos significados dos planetas e nas qualidades que os mesmos conferem aos dias e às horas...



 À 3ª hora de Júpiter num dia de Mercúrio



2 comentários:

  1. Faltava cá esta explicação! Agora sim! Obrigada por desvendares mais este mistério :)
    Com um bocadinho de prática, dizes tu.. Qualquer dia já nos estou a ver a falar em código, do tipo: "Ó Clara pá, já andamos a combinar ir ao forró desde o dia de Saturno de há 2 luas atrás!Bora lá na 3a hora de Jupiter de amanhã!"
    :) Love you!!!

    ResponderEliminar
  2. Eh eh, eu voto por criarmos o hábito de falarmos em código e qualquer dia já ninguém precisa de tabelas para nada :D Até tem o seu quê de poético... "leste o sms que te enviei à primeira hora do sol do dia de Marte desta semana?" :D Lov U 2, mein liebe :*

    ResponderEliminar

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Portugal