sexta-feira, 13 de setembro de 2013

De Sextas-Feiras Treze...Bu-hu-hu-hu-hu-uuuuuuuuuuuuuu

Bruzinho que é bruxinho, ou Fada que se preze, tem sempre algo a dizer sobre as Sextas-Feiras 13. Como por aqui é a primeira vez que acontece, cabe-nos reflectir sobre o assunto :)

Na nossa (leia-se, Ocidental) Tradição, a Sexta-Feira 13 é associada ao "azar".
Como sempre, existem várias lendas e várias histórias que podem explicar esta carga para a Sexta-Feira 13. Passamos a falar de algumas, focando-nos, principalmente, nas Lendas Nórdicas.

Terá havido no Valhalla - a dita morada celestial das divindades -, um banquete para 12 convidados.
Loki, espírito do mal e da discórdia (há sempre um espírito malandro que só gosta é de arranjar chatices e no final rir-se à conta do pagode), apareceu sem ser chamado e armou o chamado, em Português de Portugal, regabofe. No meio da confusão o bom do Loki matou "só" o "eleito" de entre os Deuses, Balder.
Daí a razão (ainda hoje) de se acreditar que ter 13 pessoas para jantar não era lá muito boa ideia!

Por outro lado, fala-se de uma outra deusa (no paganismo Nórdico, portanto), a do amor e da beleza, de seu nome Frigga, [qualquer semelhança com as palavras friadagr e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês, não é pura coincidência]. Quando as tribos nórdicas se "converteram"ao cristianismo (naqueles processos que são sempre feitos de "livre espontânea vontade", como ensina a HIstória), a sua figura foi associada a práticas do Demo (ejejeeej), Ela terá sido reputada e repudiada por ser "bruxa" e exilada no alto de uma montanha.
Para se vingar, Frigga passou a reunir-se todas as sextas-feiras com outras 11 feiticeiras, mais o próprio do Satanás (Uhhhhhhhhh), num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a Humanidade.



Tenho as minhas mais sérias dúvidas que alguém com este tipo de representação fosse mesmo dedicar-se à Arte de maldizer a Humanidade... mas o Catolicismo (e outros "ismos" afins que adoram proclamar que o seu Deus é mais e melhor do que o dos outros) como se diz, has it's own ways... Ainda um dia aqui falaremos sobre este tema...

Claro está que, continuando a história, da Escandinávia a superstição espalhou-se por toda a Europa.
E hoje, de cada vez que este número aparece associado a um dia de Vénus, a malta treme.
Haverá razões para isso?
Não esqueçamos que Sexta-Feira é dia de Vénus... how bad can it be?

Como brinde deixo aqui algumas fotos de quem se atreve a desafiar a história da sexta-feira treze :)

Num dia de Vénus à última hora de Sol

2 comentários:

  1. Conheci o paganismo nórdico um bocado melhor há pouco tempo e digo-te, fiquei meio encantada com o aspecto mais "brutal" da coisa - dos deuses, dos ritos, dos acontecimentos. Às vezes, em momentos específicos, sabe bem poder invocá-los e devir (olha só a cultura, hã? :p) um bocado dessa animalidade - nomeadamente à sexta-feira. ;)

    ResponderEliminar
  2. Ando a escrever algumas coisas mais sobre isso mesmo... É interessante não só o "poder" das histórias e Lendas, mas a influência que delas sofremos :) à suivre :)

    ResponderEliminar

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Portugal